Albufeira instala na cidade abrigos para gatos

Share Button

files-images-img_5613913da19e7files-images-img_5613913da4f36files-images-img_5613913da5195

Os abrigos, estão devidamente identificados e encontram-se localizados em cinco zonas da cidade, locais de permanência regular das cinco colónias de gatos.
Rogério Neto, vereador da Câmara Municipal de Albufeira com o pelouro da Saúde e Proteção Animal, refere que os animais errantes constituem um perigo real para a saúde pública, sendo esta uma das formas encontradas pela autarquia para fixar os animais em zonas, onde, à partida, irão regressar à procura de alimento. “Esta medida permite, por um lado, defender os direitos dos animais e, por outro, através do recurso à esterilização, assegurar o controlo da população de gatos, reduzindo o nascimento de novas ninhadas”.
A esterilização e controlo sanitário das colónias estão a cargo dos Amigos dos Gatos do Algarve (AGA) e do Serviço Municipal de Veterinária do Município de Albufeira.
Em paralelo a esta medida, a autarquia deu início à campanha “Adote, Cuide, Esterilize”, que através da distribuição de flyers e afixação de cartazes e MUPIS, pretende sensibilizar a população do concelho e os turistas para o problema do abandono de animais.
Em Portugal estima-se que são abandonados anualmente mais de 10 mil animais, que são sujeitos a maus tratos e sofrimento físico e psicológico, acabando muitas vezes por sucumbir vítimas de fome, doenças e acidentes.
Em Albufeira são recolhidos, por ano, aproximadamente 300 animais errantes. Alguns, graças à informação disponível no microchip, onde são facilmente identificados e devolvidos aos donos, outros são encaminhados para Associações de Proteção dos Animais com as quais a autarquia mantém protocolo, alguns têm a sorte de ser adotados através do Serviço Municipal de Veterinária, enquanto os restantes permanecem no Centro de Recolha da Autarquia até que se encontre uma solução definitiva.
via : algarveprimeiro
Share Button

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.