Artur Quaresma que num célebre jogo Espanha/Portugal recusou fazer a saudação nazi

Share Button

13567080_1102056136504712_3665464272988775035_n

«Este homem, de origem cigana, teve um acto de enorme coragem no dia 16 de Fevereiro de 1938. Em plena guerra civil de Espanha, Salazar e Franco resolveram organizar um Portugal-Espanha em futebol, como forma de simbolizar a sua aliança contra o governo legítimo de Espanha. O jogo disputou-se no campo das Salésias, em Lisboa, com a presença dos principais dirigentes do regime, embaixadores da Itália fascista e da Alemanha nazi, legião, mocidade, falangistas, polícias, etc.

Tocam-se os hinos respectivos e logo toda aquela gente se ergue de braço estendido a fazer a saudação fascista (dita “romana”). As duas equipas perfiladas fazem o mesmo…menos 3 jogadores da equipa portuguesa! Artur Quaresma, agora falecido, fica impassível com as mãos atrás das costas. Mariano Rodrigues Amaro e José Rodrigues Simões vão mais longe e erguem o punho num desafio frontal. No final do jogo são os três presos pela PVDE, a antecessora da PIDE, que os interroga e ameaça, acabando por soltá-los ao fim de umas semanas.

Este jogo de futebol costuma ser lembrado por ter sido a primeira ou das primeiras vitórias de Portugal face à Espanha. A verdade é que o jogo não terá sido reconhecido internacionalmente, porque a equipa espanhola, arranjada à pressa entre alguns jogadores que se encontravam nas zonas controladas pelas tropas franquistas, não era uma verdadeira selecção de Espanha. De qualquer modo, mais do que o resultado desportivo, valeu bem mais, muito mais o gesto de coragem destes homens.

P.S.- Na revista Stadium, a censura acrescentou uns braços bem estendidos a estes três futebolistas que se tinham recusado a fazer a saudação fascista.»

Share Button

12 Comments

  1. Vocês informem-se melhor porque esse Artur Quaresma que era do Barreiro e jogou no Belenenses não tem nada a ver com o Ricardo Quaresma.Nem sequer era cigano,não que isso fosse problema.Quanto ao que se passou antes do jogo dos “fachos” é mesmo verdade,não fosse ele do Barreiro!!!

  2. Alterado . Obrigada

  3. Com 19 anos foi internacional, disputando em 1936 o encontro entre Portugal e a Espanha, com a vitória de Portugal por 1-0.
    Ao jornal «Rostos» recordou que, nesse jogo, quando tocou o Hino Nacional, os jogadores do Barreiro, estenderam o braço mas ficando de punho cerrado, enquanto ele ficou de braços descaídos ao longo do corpo.
    Este episódio gerou uma confusão, sendo os jogadores do Barreiro chamados à PIDE, tendo dois ficado presos.
    “Eu saí porque disse que não levantei o braço por esquecimento” – recordou.

  4. Era tío do Ricardo Quaresma tive o prazer de conhecer esse senhor…

  5. Em 1938 também não é esse Quaresma que jogou no belenenses

  6. Tio do Ricardo Quaresma era Manuel Quaresma, defesa central do Belenenses nos anos 1960 e posteriormente funcionário do clube.

  7. Duas correcções, meus caros:
    – primeiro, decidam-se! Ou melhor, poupo-vos o trabalho: a saudação não é nem nazi nem fascista (até porque a sua milenar origem é-lhe muito anterior e ainda hoje é praticada nos juramentos militares);
    – este Artur Quaresma não tem nada a ver com o Ricardo Quaresma (http://barreiroweb.com/bweb/?p=4817), sendo que apenas é tio-avô de um outro futebolista muito conhecido: um tal de Alfredo (Andrade) Quaresma (www.zerozero.pt/player.php?id=45055). 🙂

    Houve um outro Alfredo (Perrulas) Quaresma, avançado do Belenenses, que esse sim era tio de Ricardo Quaresma esse mesmo que, por estes dias, está em França, em representação da selecção portuguesa.

    No entanto, e falando do que é importante: muito grande e nobre o gesto deste homem do Barreiro!
    É destes que hoje fazem falta: dos que não têm medo de dar a cara pelas suas convicções. Mesmo onde e quando é muito perigoso…

  8. João tita..
    Alfredo quaresma é irmão do ricardo quaresma .
    Se o artur quaresma e tio avo de um em princípio também é do outro .

  9. O Quaresma que jogou no Belenenses era angolano e, salvo erro, natural de Malange.

  10. Era o “pernas”? Esse Artur do belenenses…?

  11. Angolano, tal como alguns antepassados da Mãe do Ricardo Quaresma.

    Julgo que o Ricardo Andrade Quaresma Bernardo (O Ricardo Quaresma), para além de irmão do Alfredo (Andrade) Quaresma, é sobrinho de Alfredo Quaresma (jogador do Belenenses dos anos 60) e sobrinho-neto de Artur Quaresma (jogador do Belenenses dos anos 30)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.