Ataque de ransomware lança pânico na Telefonica, Vodafone, MEO e outros

Share Button

Os operadores de telecomunicações e outras grandes empresas estão neste momento a pedir a todos os funcionários que desliguem os computadores, devido a um novo ataque de ransomware que parece ser direccionado para este sector.

Os ataques de ransomware não são novidade, mas os casos em que afectam empresas de grande dimensão não são muito frequentes (pelo menos, que se saiba). Este novo ataque parece ter encontrado forma de contornar os sistemas de segurança que estas empresas têm implementados, tendo conseguido chegar a um servidor interno da Telefonica espanhola e daí espalhando-se para os terminais dos funcionários, obrigando a que os mesmos fossem encerrados.

Outras grandes empresas espanholas também foram afectadas – como Gas Natural e Iberdrola – sendo que também por cá se fazem sentir efeitos deste ataque, com a Vodafone e MEO a entrarem em estado de alerta máximo. Pelo que nos informaram, na MEO também já pediram aos funcionários para desligarem os computadores; sendo que na Vodafone Espanha há informação de que existe uma investigação em curso para determinar o que se passa.

Será mais um caso que poderá servir de lição para empresas mais pequenas (e para os particulares) de que nunca se pode estar 100% seguro e que o melhor a fazer, para além de tomar todas as medidas preventivas para se ser infectado, será estar preparado para a eventualidade de o ser. Nomeadamente, ter um sistema de backups que mantenha os dados protegidos e a salvo deste tipo de ataques.

Actualização: o vector de infecção parece estar relacionado com uma vulnerabilidade de execução remota via SMB no Windows. Será imperativo aplicar esta actualização de segurança.

Actualização 2: a Vodafone Portugal diz-nos que até ao momento não foi afectada e que continua a operar dentro da normalidade.

Actualização 3: também está a afectar hospitais em Inglaterra.

via : http://abertoatedemadrugada.com/2017/05/ataque-de-ransomware-lanca-panico-na.html

Share Button

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.