Barragem nos EUA em risco de colapso, retiradas quase 200 mil pessoas

Share Button

O risco de colapso de uma barragem, no estado norte-americano da Califórnia, levou à retirada de quase 200 mil pessoas. A barragem de Oroville fica a cerca de 250 quilómetros de São Francisco.

A ordem de evacuação foi dada este domingo. As estradas encheram-se de carros com milhares de familias em fuga, no norte do estado da Califórnia. Na origem do alerta, esteve uma fissura na barragem de Oroville, que ameça fazer ruir uma das seções e inundar as cidades mais próximas.

Depois de várias semanas de chuva intensa, a barragem atingiu a capacidade máxima e a água teve de ser libertada por um descarregador de emergência pela primeira vez em 50 anos.

Para evitar o colapso, as autoridades estão a lançar pedras e cimento em pontos estratégicos da estrutura, ao mesmo tempo que tentam reduzir o nível de água da barragem para diminuir a pressão e conter eventuais fugas.

As equipas responsáveis pela operação garantem que a erosão não está a evoluir de forma rapida. Ainda assim, lembram que a situação mantém-se perigosa.

A barragem de Oroville é a mais alta dos Estados Unidos, com mais de 200 metros de altura.

Video

via : Sic noticias

Share Button

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.