Forum

Share Button

[the_ad id=”7995″]

Clonar o disco rígido para upgrade de disco  

  RSS

Duarte Spínola
(@kbase)
Trusted Member Admin
Joined: 1 year ago
Posts: 57
30/01/2018 7:47 pm  

Clonar o disco rígido é necessário, quando queremos trocar o disco rígido e pretendemos manter todos os dados (sistema operativo, aplicações e dados guardados). A troca do disco pode ser por falta de espaço de armazenamento no disco actual ou para um disco com mais desempenho (ex. upgrade de Disco HDD para um disco SDD).

No meu desktop como pretendia melhorar o desempenho, sem ter de trocar motherboard / memorias / processador (sou um forreta), optei por adquirir um disco SDD (Samsung 850 EVO).

Necessitei de efectuar um clone do sistema actual para o novo disco rígido, a própria Samsung disponibiliza um aplicativo SAMSUNG MAGICIAN, para clonar para um novo disco SDD da Samsung (este software não é compatível com discos de outros fabricantes).

 

Aplicação gratuita EaseUS Todo Backup

EaseUS Todo Backup Free é um software gratuito, que permite clonagem de discos SSD ou HDD, e que suporta os principais sistemas Windows (Windows 10/8/7/XP/Vista de 32 bits e 64 bits).

A clonagem do disco rígido, irá permitir passar de um disco para outro, o sistema operativo e aplicativos sem necessidade de reinstalar, nem transferir todos os dados guardados, desde que a capacidade do disco rígido de destino, seja igual ou superior ao espaço utilizado no disco original.

Deve efectuar download e instalação do EaseUS Todo Backup Free, ligar o novo disco ao PC onde está o disco rígido a clonar (disco original), e executar os passos abaixo para clonar o disco.

 

Clonar o disco com EaseUS Todo Backup Free

  1. Inicie EaseUS Todo Backup Free e clique Clone.

EaseUS Todo Backup Free clone disco

 

  1. Selecione o disco de origemque pretende clonar. Clique Avançar

EaseUS Todo Backup Free clone source disk

 

  1. Selecione o disco de destino. Na opção Opções avançadas, selecione a opção Clone setor por setor, para clonar todos os setores do disco de origem para o disco de destino. Clique Avançar.

Nota: se o disco de destino é um disco do tipo SSD seleccione também Otimizar para SSD.

 EaseUS Todo Backup Free clone destination disk

4. Pré-visualizar o layout de disco após a clonagem e clique Avançar.

5. Clique em OK para prosseguir com a clonagem.

Atenção: todos os dados no disco de destino serão eliminados, caso tenha dados que pretenda salvaguardar deverá efectuar backup antes de prosseguir.

EaseUS Todo backup free clone dados apagados

 

Após concluído o processo de clonagem, deverá através do bios ajustar a prioridade de arranque dos dispositivos, para iniciar o sistema operativos a partir do novo disco.

Fonte: https://www.kbase.pt/clonar-disco-rigido-upgrade-disco/


ReplyQuote
Share:

[the_ad id=”7998″]

Share Button