Forum

Share Button

Abrir (reencaminhar) as portas PS3/PS4 no Router  

  RSS

Duarte Spínola
(@kbase)
Trusted Member Admin
Joined: 2 years ago
Posts: 73
07/05/2019 1:00 am  

Para que seja possível estabelecer a ligação / comunicação com o serviços da rede PlayStation Network, é necessário no router abrir as portas para reencaminhar o trafego da internet de/para a PS3/PS4.

Ao configurarmos as regras NAT ( Network Address Translation) iremos permitir que dispositivos (computadores, telemóveis, consolas, etc) que estão dentro da sua rede local, comuniquem corretamente com outras redes na internet, evitando problemas de latência / atrasos no jogo.

Importante
A experiência de jogo também pode ser afetada devido às definições incorretas da resolução, pelo que se apresentar lag/button delay, verificar as definições da TV (deverá estar em modo gaming), e na PS4 em Video Output Settings deverá estar de acordo com a resolução selecionada na TV.

Portas que devem ser redirecionadas para a PS3/PS4 no Router

Portas TCP e UDP a redirecionar para o IP associado a PS3/PS4.

  • Portas TCP: 80, 443, 3478, 3479, 3480
  • Portas UDP: 3478, 3479

 

Nota: existem portas de saída necessárias, mas que tendo o serviço UPnP ativo no router, não será necessário configurar.

Velocidade mínima para jogar Online

Na PS4 para jogar online, a velocidade mínima é de download 2 MB/s e upload 500 KB/s, recomendo sempre ligar por cabo de rede. No no caso de ligar a consola ao Router via sem fios (wireless), deve apresentar boa cobertura de rede.

Para confirmar a velocidade obtida na PS4 e aceder a Definições > Rede > Testar ligação à Internet.

Para assegurar que tenha sucesso na configuração, siga os seguintes passos (exemplificado na PS4, com o Router Meo Fibergateway):

Configurar IP estático na PS4

Nas definições da PS4, configurar um IP estático da sua rede (192.168.1.x), aceder a  Configurações (Settings) > Rede (Network) > Estabelecer ligação à internet > selecionar de acordo com o tipo de ligação da PS4 ao router com ou sem fios > selecionar Personalizado > em Configurações de Endereço IPselecione Manual e preencher os dados de acordo com a sua rede.

Exemplo (considerando a gama de IP do router Meo Fibergateway e dns públicos colocados do Google):

  • Endereço IP: 192.168.1.10
  • Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
  • Gateway padrão: 192.168.1.254
  • DNS primário: 8.8.8.8
  • DNS secundário: 8.8.4.4

Reencaminhar as portas para a PS4 no Router FiberGateway MEO (GR241AG

Aceder à página interna do router, na linha de endereço do browser, digitar  http://192.168.1.254  e clique na tecla Enter

Os dados predefinidos de utilizador e password são:

  • Utilizador: meo
  • Palavra-passe: meo

No exemplo abaixo, vamos criar as regra para reencaminhar o trafego recebido para a cada uma das portas a reencaminhar para a PS4.

1. Clique em Segurança, no separador Acesso, clique em criar regra.

2. Em Nome do serviço selecione a opção customizado, adicione um nome que identifique o encaminhamento ex. PS4, identificar o Endereço IP do Servidor (endereço IP estático atribuído à PS4) e selecionar os Portos externosProtocolo e Portos internos e clique em “+” para adicionar uma nova regra para cada porto abaixo, quando criadas todas as regras clique Criar.

  • Portas TCP: 80, 443, 3478, 3479, 3480
  • Portas UDP: 3478, 3479
  •  

3. Aceder a Serviços > UPnP, e confirme se Ativar UPnP no estado on (se off clique editar e altere para on e cliqueguardar)

Nota: caso a regra seja criada mas não está a funcionar, deverá reiniciar o router através da opção Ferramentas > reiniciar, e voltar a testar.

 

Fonte: https://www.kbase.pt/abrir-reencaminhar-as-portas-ps3-ps4-no-router/


Quote
Share:
Share Button