Forum

Share Button

FiberGateway Meo – Encaminhamento de portos (Port Mapping)  

  RSS

 Anonymous
Joined: 50 years ago
Posts: 0
13/02/2018 6:56 pm  

FiberGateway MEO (GR241AG), tem um serviço de Firewall, no qual é possível definir o acesso de aplicações especificas à Internet e vice-versa. Podemos configurar o encaminhamento de portos individuais ou intervalos de portos que vão possuir o porto externo (WAN) e interno (LAN), bem como a associação do IP interno da LAN e respetivo protocolo TCP ou UDP.

Basicamente o encaminhamento de portos, vai permitir que um serviço / aplicação a correr num equipamento na sua rede interna fique acessível de e para a internet. É geralmente utilizado, nos jogos, camaras de videovigilância, aplicação de download de ficheiros (ftp, torrentes, servidor web,…). Desta forma todos os pedidos efetuados para um determinado porto, serão encaminhados para o respetivo equipamento na rede interna.

 

Para configurar o encaminhamento de portos, consultar os passos abaixo:

 

Acesso ao FiberGateway Meo (GR241AG)

Aceder à página interna do router, na linha de endereço do browser, digitar  http://192.168.1.254  e clique na tecla Enter

Os dados predefinidos de utilizador e password são:

  • Utilizador: meo
  • Palavra-passe: meo

 

Configurar Encaminhamento de portos (Port Mapping)

No exemplo abaixo, vamos criar uma regra para reencaminhar o trafego recebido para a porta 21 para o Ip 192.168.1.1 onde está a correr um servidor FTP (portos utilizados 21 e 20).

  1. Clique em Segurança, no separador Acesso, clique em criar regra.

Fibergateway meo Encaminhamento portos

 

  1. Em Nome do serviço poderá selecionar uma das regras já criadas se corresponde à aplicação/serviço que pretende configurar, ou selecione a opção customizado, adicione um nome que identifique o encaminhamento, identificar o Endereço IP do Servidor (ip da rede interna onde está o equipamento a correr a aplicação ou serviço) e selecionar os Portos externosProtocolo e Portos internos e clique em criar.

Fibergateway meo Encaminhamento portos regras criadas

 

  1. Após criada a regra, todos os pedidos efetuados a partir da Internet dirigidos à porta 21 do seu ip publico serão remetidos para o equipamento na rede interna com o IP 192.168.1.1.

Fibergateway meo Encaminhamento portos criar regra

 

Consulte também artigo sobre Router FiberGateway MEO (Manual, Características e Ligações)

 

Fonte: https://www.kbase.pt/fibergateway-meo-encaminhamento-portos-port-mapping/


Quote
Share:
Share Button