Forum

Share Button

Ativar e Utilizar o FTP no Windows  

  RSS

Duarte Spínola
(@kbase)
Trusted Member Admin
Joined: 2 years ago
Posts: 73
06/02/2018 12:44 am  

A sigla FTP ou File Transfer Protocol (RFC 959), em português Protocolo de Transferência de Arquivos, utilizado para transferência e acesso a sistemas de arquivos remoto (entre um Cliente e Servidor de FTP). Sendo muito utilizado para transferência de Arquivos (ficheiros / pastas) para alojamento de site e pode utilizar dois modos de operação Ativo e Passivo.

 

Modos FTP Ativo vs Passivo

No modo Ativo, o cliente FTP, estabelece um canal de comandos de uma porta aleatória (x) para a porta 21 do servidor, e o servidor estabelece uma 2ª ligação de dados da porta 20 para a porta seguinte (Y) do cliente de FTP. O cliente estabelece o canal de comandos, mas o servidor é que estabelece o canal de dados.

No modo Passivo, o cliente FTP, estabelece um canal de comandos de uma porta aleatória (x) para a porta 21 do servidor, e o servidor responde que o cliente apenas o pode contactar através de um segundo porto (Y) (diferente do primeiro), e uma 2ª ligação de dados é feita pelo cliente FTP para aporta (Y) do Servidor FTP.

No caso de um servidor FTP com firewall, o modo Ativo será o mais adequado dado que apenas necessita de abertura dos portos 20 e 21.

 

Ativar o Serviço FTP no Windows

Por defeito o cliente FTP não está ativo no Windows 10, será necessário aceder ao Painel de Controlo > Programas e Funcionalidades, clique em Ativar ou desativar funcionalidades do Windows

Activar a opção Cliente TFTP (FTP) e clique em OK e após o Windows concluir as alterações clique em Fechar

Cliente FTP Ativar

 

 

Acesso aos servidores FTP

 O acesso a servidores FTP pode ser efectuado através da linha de comandos ou utilizando um browser compatível (Internet Explorer, Firefox), Windows Explorer ou Cliente FTP (FileZillaWinSCPCyberduck, etc…).

 

Acesso num browser ou no Explorador do Windows

Para aceder a um servidor FTP, na linha de endereços de um browser compatível (Internet Explorer, Firefox), devemos colocar os dados no seguinte formato:

ftp://[utilizador]:[palavra-passe]@[servidor]

ou

ftp://[utilizador]:[palavra-passe]@[servidor]:[porta]

Nota: o utilizador e palavra-passe têm de estar criados no servidor FTP e o “servidor” será o nome ou o respetivo IP.

 

Exemplo Internet Explorer

  1. Coloque na linha de endereço ftp://[utilizador]:[palavra-passe]@[servidor]:[porta]
  2. Será apresentado a lista de ficheiros e pastas do Servidor de FTP, clique em Ver Abrir local de FTP no Explorador de Ficheiros

Cliente FTP Browser acesso ftp

 

3.Será solicitado que introduza novamente a palavra-chave e clique em Iniciar sessão

Cliente FTP Browser acesso ftp iniciar sessão como

 

4. Irá abrir uma pasta com os conteúdos do servidor FTP no Explorador do Windows,  pode então mover ficheiros/pastas de e para o seu servidor.

Nota: se desejar pode abrir directamente no Explorador do Windows,  sem necessidade de abrir primeiro pelo browser.

Cliente FTP explorador do windows

 

 

Que aplicações FTP utilizas?

Fonte: https://www.kbase.pt/ativar-utilizar-ftp-windows/


Quote
Share:
Share Button