Como ser (quase) invisível e outros truques para o Whatsapp

Share Button

ng5774901

Como desligar o segundo visto azul e como impedir que as imagens descarreguem automaticamente – aprenda a usar melhor o Whatsapp

O Whatsapp é uma das aplicações de mensagens instantâneas mais usadas do mundo, mas tem algumas funcionalidades que podem revelar-se incómodas para quem é mais preocupado com a privacidade ou com o gasto de dados ao longo do mês, por exemplo. Com a ajuda do blogue de tecnologia do El País, Verne, relembramos algumas das funcionalidades menos óbvias da aplicação, que permitem estar menos exposto e ter mais cuidado com a conta no final do mês.

Para ser (quase invisível)

Se quiser ser menos visível no Whatsapp, pode começar por impedir que vejam a última vez que esteve online. Para isso, basta deslocar-se às definições, escolher “conta”, “privacidade”, e depois mudar a opção “Última vez online” de “Todos” para “Ninguém”. Assim, ninguém conseguirá ver quando foi a última vez que abriu a aplicação.

Também pode tornar a sua fotografia de perfil privada – só para os seus contactos ou só para si – neste mesmo menu.

ng5774764

Uma das funcionalidades do Whatsapp que o deixa mais exposto é o “visto azul” que indica aos seus contactos quando leu as mensagens deles. Para se livrar do “visto azul”, basta desativar, no menu de privacidade, a opção “Recibos de leitura”, que se encontra ativada por defeito. Mas assim também não conseguirá ver quando os outros leem as suas mensagens – afinal, é justo.

Para parar de receber mensagens temporariamente

Na verdade, para pôr a aplicação em “pausa” e parar de receber mensagens – fazendo também com que elas não surjam como “entregues” a quem as envia – basta fechá-la. No iPhone, é simples: é suficiente clicar duas vezes no botão redondo do menu para ver todas as aplicações abertas, e empurrar o Whatsapp para cima com o dedo, arrastando-o para fora do ecrã e encerrando-o.

No Android, é possível fechar uma aplicação indo às Definições do smartphone, escolhendo o menu de administração das aplicações, e procurar o Whatsapp. No menu da aplicação, será possível forçar o seu encerramento. Enquanto não voltar a abrir manualmente a aplicação, não vai receber notificações, nem as mensagens que lhe enviam serão entregues.

Para reduzir o gasto de dados móveis

As fotografias que lhe enviam no Whatsapp descarregam automaticamente por defeito, mesmo que não esteja ligado a uma rede sem fios. Pode não compensar se tiver um limite baixo para os dados móveis no seu telemóvel. No iPhone, isso pode fazer-se em Definições e depois Utilização de Dados. Pode optar aí para que imagens, vídeo e áudio só descarreguem automaticamente quando está ligado a Wi-Fi. Se faz muitas chamadas, também pode optar aqui por “Poupar dados” durante os telefonemas através do Whatsapp.

123

No Android, essa opção pode ser ativada indo às definições de Chat e chamadas, depois escolher “Descargas automáticas” e “Ligado a dados dados móveis”, para aí retirar o visto em Imagens.

Share Button

1 Comment

  1. Obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.