Estes são os dados que Pokémon Go está a guardar no telemovel

Share Button

A empresa por trás do jogo está a guardar os dados dos jogadores

sub-buzz-1106-1468259502-9

Nos cinco dias frenéticos desde o lançamento nos EUA, o Pokémon Go se transformou em uma sensação econômica e cultural. Baixado por milhões, o jogo aumentou o valor de mercado da Nintendo em US$ 9 bilhões (e contando), criou um grande exemplo da realidade aumentada como formato do futuro e uma série deencontros estranhos, assustadores e coincidentes na vida real.

E conforme milhões de usuários andam pelo país pegando Pikachus e Jigglypuffs, a empresa saída da Alphabet, Niantic Inc., que desenvolveu o jogo, está coletando informações sobre os treinadores Pokémon. E certamente está pegando todos.

Como a maioria dos apps que funcionam com GPS no seu celular, o Pokémon Go é capaz de dizer muita coisa sobre você com base nos seus movimentos, conforme você joga: aonde você vai, quando você foi lá, como você foi lá, quanto tempo você ficou e quem mais estava lá. E, como muitos desenvolvedores que constroem esses apps, a Niantic guarda essas informações.

De acordo com a política de privacidade de Pokémon Go, a Niantic pode coletar — entre outras coisas — seu endereço de e-mail, endereço IP, a página da web que você estava usando antes de entrar no Pokémon Go, seu nome de usuário e sua localização. E, se você usar sua conta do Google para se cadastrar e usar um dispositivo iOS, a menos você negue explicitamente isto, a Niantic tem acesso para ler e escrever o seu e-mail, documentos do Google Drive e mais. (Isso também significa que, caso os servidores da Niantic sejam invadidos, quem quer que tenha invadido os servidores possivelmente tem acesso a toda a sua conta do Google. E você pode apostar que a enorme popularidade do jogo o tornou um alvo para hackers. Dado o número de crianças jogando o jogo, esse é um pensamento assustador.) Você pode verificar o tipo de acesso que a Niantic tem da sua conta do Google aqui.

Ela também pode compartilhar as informações com outras partes, incluindo a Pokémon Company, que contribuiu no desenvolvimento do jogo, “fornecedores de serviços terceiros” e “terceiros” para conduzir “pesquisa e análise, mapeamento de perfil demográfico e outras finalidades semelhantes”. De acordo com a política, ela também pode compartilhar quaisquer informações que coletar com as autoridades, em resposta a uma solicitação jurídica, para proteger seus próprios interesses ou impedir “atividades ilegais, antiéticas ou legalmente contestáveis”.

Nenhuma dessas cláusulas de privacidade são exclusivas do app. Apps baseados em localização, do Foursquare ao Tinder, fazem coisas parecidas. Mas os dados de mapeamento incrivelmente detalhamos e bloco a bloco do Pokémon Go, combinados com sua popularidade explosiva, podem em breve fazer dele uma dos mais, se não o mais detalhado mapa social baseado em localização já compilado.

E está tudo, ou em maior parte, nas mãos da Niantic, uma pequena empresa de desenvolvimento de realidade aumentada com fortes raízes no Vale do Silício. A origem da empresa remonta à startup de visualização de dados geoespaciais Keyhole Inc., que o Google adquiriu em 2004. Ela teve um papel crucial no desenvolvimento do Google Earth e do Google Maps. E, embora a Niantic tenha saído da Alphabet no fim do ano passado, a empresa matriz do Google ainda é uma de suas principais investidoras, assim como a Nintendo, que é acionista majoritária da Pokémon Company. O Google ainda era dono da Niantic quando ela lançou seu primeiro jogo, Ingress, que é o que a Niantic usou para selecionar os locais para os Pokéstops e ginásios.

Citando os planos do CEO John Hanke, um representante da Niantic não conseguiu esclarecer ao BuzzFeed News se a empresa vai compartilhar os dados de localização com a Alphabet ou a Nintendo. Um representante do Google encaminhou o pedido de comentários do BuzzFeed News para a Niantic.

Dado o fato de que Pokémon Go já tem milhões de usuários e que já atraiu a atenção das autoridades, parece provável que, em algum ponto, a polícia vai tentar fazer a Niantic entregar informações dos usuários. E se o histórico do Google é alguma indicação — no início deste ano, um repórter mostrou que a empresa atendeu a 78% das solicitações de dados de usuários feitas pelas autoridades — eles provavelmente estão preparados para cooperar.

Via : buzzfeed

Share Button

4 Comments

  1. estava a revelar esta informação em diversos grupos da minha conta,
    quando me dizem isto:
    A tua conta está temporariamente bloqueada
    Detetámos uma atividade suspeita na tua conta do Facebook e bloqueámo-la temporariamente como medida de prevenção.
    É provável que a tua conta tenha sido comprometida devido à introdução da tua palavra-passe num site concebido para ser parecido com o Facebook. Este tipo de ataque é conhecido como phishing. Sabe mais no Centro de Ajuda.
    Durante os próximos passos, vamos ajudar-te a fazer uma verificação de segurança para manteres a tua conta segura e para voltares a conseguir iniciar sessão.

    revelei esta noticia e isto:
    ABRAM OS OLHOS, ESTE JOGO É EXTREMAMENTE MANIPULADOR. A CIA CRIOU O DAESH E TREINA-OS E DIZ ONDE ELES OU ISIS DEVEM ATACAR, E COM ESTE JOGO AO AMEAÇAREM PORTUGAL E AS PESSOAS COM A SUA IGNORANCIA, AO METEREM CACHES NAS SUAS ZONAS E AO PENSAREM EM MARKETING, QUE É ENGANADOR, E MANIPULADOR, ESTÃO A SER MESMO CEGAS COM A SUA SEGURANÇA. NÃO JOGUEM ESTE JOGO, PELA VOSSA E NOSSA SEGURANÇA E NÃO METAM CACHES, É UM JOGO DA NOVA ORDEM MUNDIAL, QUE BANQUEIROS QUEREM DESTRUIR O NOSSO PAÍS E VOCÊS ESTÃO CEGOS, AO DEIXAREM ISSO ACONTECER.
    CIA TREINA TODOS OS GRUPOS TERRORISTAS AO LONGO DOS ANOS. É PAGA POR BANQUEIROS MUNDIAIS PR ELES ASSIM COMPRAREM TUDO COM A GUERRA O MAIS BARATO POSSÍVEL E MATAR-VOS– ASSIM AS FAMILIAS DOS BANQUEIROS ENRIQUECEM COM A IGNORANCIA DO POVO E CEGUICE. ACORDEM POR FAVOR.
    Pokemon GO representa a mais recente ferramenta para iludir as pessoas. É uma forma de hipnotismo e poderia ter consequências sinistras. A Nova Ordem Mundial têm encurralados estes jovens e estão usando-os para criar caches de-olá res imagens com riqueza de dados de seu entorno – incluindo espaços pessoais – que são recolhidos e armazenados pelo CIA.

    fontes do Kremlin acreditam que a cláusula mais censurável no contrato Pokemon GO sendo assinada por jovens de todo o mundo é a linha: “Nós podemos divulgar qualquer informação sobre você (ou sua criança autorizado) que está em nosso poder ou controle ao governo ou lei funcionários responsáveis pela aplicação ou festas privadas. ”

    Em outras palavras, tudo o que a câmera do smartphone capta enquanto você está tentando capturar Pokemon pode e será usado contra você em um tribunal de direito.
    ESPERO PELA VOSSA CONFIANÇA E ESPERO QUE NÃO METAM EM RISCO A VIDA DAS PESSOAS E DEIXEM ESTE JOGO, POR FAVOR.
    O MUNDO ESTÁ A SER MANIPULADO COM ESTE JOGO– NÃO JOGUEM E NÃO METAM OS PAÍSES EM RISCO.
    AS PRAIAS SÃO AMEAÇADAS POR ALGUMA RAZÃO, PARTILHEM ESTA NOTICIA.E ESTA INFORMAÇÃO QUE VOS PASSO. GRATA ALGUÉM QUE AMA DEUS E TODOS VÓS,

    http://bomdia.lu/um-mapa-para-apanhar-pokemons-em-portugal/ conheçam o mapa manipulador que devem atingir e não permitir que vos atinjam e ao povo.

    vejam a lata desse facebook
    http://www.dn.pt/dinheiro/interior/facebook-e-apple-a-procura-de-negocios-inovadores-em-portugal-5302514.html? só gente otária o faz e burra, e cega q não entende o q o site e esse jogo são, dois ferramentas pr a n.o.w.

    boa sorte e ajudem-nos a vencer estes manipuladores natos, que eu tenho andado numa luta constante, pr evitar o pior e bloquearam-me pois querem cegar as pessoas.
    conto com a vossa ajuda e partilhem todos em grupos.
    Mexicano, não estou no face, espero q vejas isso, já percebes q não foi pornografia, mas sinceridade ao povo.

  2. >via buzzfeed

    depois admirem-se que nao sao levados a serio.

  3. Foda-se vai tomar a medicação ‘paznomundo’

  4. Não sei se já repararam nos botões do Facebook aqui colocados… Mas eles permitem rastrear todos os acessos a esta página por parte da Facebook Inc.

    Just sayin…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.