IBM “confirma” que robots podem substituir humanos no trabalho. Médicos incluídos

Share Button

A IBM Portugal deu a conhecer casos reais baseados no sistema cognitivo Watson, num evento dedicado à plataforma de Inteligência Artificial, pondo a hipótese de muitas máquinas virem a auxiliar ou mesmo a tomar o lugar dos humanos daqui a 10 anos.

Uma das “cadeiras” possivelmente em risco é a do seu médico de família. A empresa indicou que os sistemas inteligentes como o Watson são capazes de ler cerca de 5.000 novos estudos médicos por dia e cruzar esses dados com os dos pacientes, para fazer um melhor diagnóstico ou sugerir um tratamento mais personalizado.

A IA também vai ser importante na área de segurança. No caso do Watson, o sistema pode ajudar os analistas de TI a monitorizarem mais de 35 mil milhões de eventos de segurança por dia, garantiu a IBM. No apoio ao cliente, cada colaborador pode resolver problemas 70% mais rápido e responder a 33 mil questões diferentes de milhares de clientes.

“Já não estamos no domínio da ficção científica, nem estamos a falar de utopias, mas a viver um momento único, disruptivo e dinâmico que exige uma transformação contínua e sem precedentes, e que, sem dúvida, é já uma realidade para a qual temos exemplos concretos nos mais diversos sectores de atividade”, refere, em comunicado, António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.

Nota de Redação: O artigo foi alterado para esclarecer a perspetiva da IBM, quanto à importância que a inteligência artificial pode vir a ter como na transformação dos postos de trabalho e ao nível das competências.

via : tek.sapo.pt

 

Share Button

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.