Juíz decide que homem responsável por atear nove fogos não vai preso

Share Button

Um homem de 39 anos que ateou nove incêndios florestais entre os meses de agosto e novembro de 2016 em Águeda, foi condenado a quatro anos e nove meses de prisão, com pena suspensa.

Após a leitura do acórdão, o homem que estava arguido em prisão domiciliária e com vigilância eletrónica saiu em liberdade do tribunal.

Apesar das “elevadas” necessidades de prevenção de ordem geral não aconselharem, os juízes decidiram ainda assim suspender a pena.

“Estão ainda bem presentes os últimos incêndios e o pânico e os prejuízos que isso causa nas populações, mas decidimos dar-lhe um voto de confiança, porque o senhor confessou os factos e porque temos a expectativa e a confiança de que não volte a repetir nenhuma conduta desta natureza”, referiu o magistrado.

A ter em conta pelo tribunal esteve também a área ardida que não foi muito vasta e não causou “prejuízos relevantes”.

O homem foi condenado no total por sete crimes de incêndio florestais, dois dos quais na forma tentada, e dois crimes de incêndio.

O arguido mostrou arrependimento e justificou o seu comportamento durante o julgamento, alegando que “estava descontrolado” devido à recente separação da companheira.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), os incêndios ocorreram em diferentes locais da freguesia de Macinhata do Vouga, no concelho de Águeda, onde o arguido reside. Referiu ainda que o arguido decidiu atear fogos em terrenos vizinhos para causar comoção nos residentes daquelas localidades.

O incendiário ateava os fogos durante a noite com recurso a um isqueiro e pinhas secas, por vezes ficava a ver o incêndio a deflagrar sem ajudar os vizinhos a combater as chamas.


Na maioria das vezes os vizinhos conseguiram extinguir os fogos, mas em duas das ocasiões os bombeiros tiveram que intervir para que os fogos não se alastrassem para zonas florestais e habitações.

Via : https://bombeiros24.pt/juiz-decide-que-homem-responsavel-por-atear-nove-fogos-nao-vai-preso/

 

Share Button

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.