Juiz do Lava Jato morre em acidente de avião no Brasil

Share Button

Teori Zavascki, juiz do Supremo Tribunal Federal brasileiro, morreu hoje na sequência da queda de um avião em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

Os jornais brasileiros Estado de São Paulo e Globo avançam que o avião que caiu hoje no mar, em Paraty, na Costa Verde do Rio, tinha na sua lista de passageiros Teori Zavascki, juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil.

Há dois dias, Zavascki tinha sido notícia por ter decidido as primeiras diligências nas petições sobre a homologação dos acordos de delação premiada de executivos da construtora Odebrecht na Operação Lava Jato. O conteúdo das decisões não foi divulgado devido a segredo de Justiça imposto às investigações.

O Globo cita também o Corpo de Bombeiros, que confirma que o acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira perto da Ilha Rasa, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo o Globo, o aeroporto do litoral informou que o avião saiu de São Paulo e caiu a 2 quilómetros de distância de uma extremidade da pista. De acordo com moradores da região, chovia bastante em Paraty no momento da queda.

De acordo com o Globo, o Corpo de Bombeiros já confirmou a morte de três pessoas. A Revista Veja, um dos principais títulos do Brasil, avança com a morte de Zavascki, referindo até que o corpo do juiz será velado no Supremo Tribunal Federal e enterrado em Santa Catarina. A notícia da morte foi também confirmada pelo filho do juiz, Francisco Zavascki, através de uma mensagem publicada no Facebook.

Redes sociais levantam suspeitas sobre o acidente

A jornalista brasileira Rosane de Oliveira (do jornal Zero Hora do Rio Grande do Sul e da Rádio Gaúcha) referiu na rede social Twitter que será difícil “o Brasil acreditar que foi um acidente a queda do avião” em que seguia o juiz Zavascki.

O jornalista desportivo Alexandre Praetzel levanta também suspeitas relativamente ao acidente, associando-o ao processo Lava Jato.

Também Mariana Godoy, entrevistadora da Rede TV no Brasil, lança dúvidas relativamente à queda do avião que vitimou Zavascki.

George Marques, jornalista do The Intercept brasileiro, lembrou o desastre que em 2014 vitimou Eduardo Campos, antigo candidato às eleições presidenciais brasileiras de 2014.

Teori Zavascki é magistrado e professor brasileiro. É juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil desde 29 de novembro de 2012, tendo sido nomeado para o cargo pela anterior presidente brasileira, Dilma Rousseff. Antes disso, foi, de 2003 a 2012, juiz do Superior Tribunal de Justiça, tendo sido indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e nomeado pelo presidente na altura, Lula da Silva. Atualmente, era o juiz relator do processo Lava Jato, que tem levado à justiça vários empresários e dirigentes políticos brasileiros.

via : Sapo

Share Button

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.