Mistério das espirais de Nazca foi resolvido

Share Button

A região de Nazca, no Peru, está cheia de mistérios. As espirais que lá se encontram sempre intrigaram a comunidade científica. Agora, imagens de satélite permitiram encontrar a resposta.espirais-de-nazca_770x433_acf_cropped

Nazca é uma região árida no sul do Peru que ficou conhecida devido a umas misteriosas linhas que, vistas de cima, formam desenhos. Estas linhas formam uma série de espirais que se afundam no solo. A sua existência e construção eram desconhecidas e intrigavam a comunidade científica. Até agora.

Estas espirais são conhecidas como puquios e os investigadores acreditam ter encontrado a explicação para a sua existência. A história écontada pela BBC Future. A solução para o enigma foi encontrada graças a imagens satélite.

Os arqueólogos acreditam que os puquios formavam um sofisticado sistema hidráulico que permitia que a comunidade tivesse acesso a reservas aquíferas subterrâneas. Os dados sempre demonstraram que a civilização Nazca era altamente evoluída, mas nunca se percebeu como é que conseguiam viver numa região árida onde os períodos de seca podem durar vários anos.

As novas descobertas não só revelam a funcionalidade destas espirais, como também explicam como é que a civilização conseguiu viver numa região tão árida. Os arqueólogos sempre acreditaram que os puquios funcionavam como parte integrante de um sistema de aquedutos, mas nunca perceberam bem como. Agora acreditam que funcionam como um funil que canaliza o vento em espiral até uma série de canais subterrâneos que transportam água de aquíferos. Este fluxo de ar permitia a circulação da água pelos canais que a distribuíam para onde era necessária. As espirais funcionavam como sofisticadas chaminés de ventilação que permitam a circulação da água.

Assim se explica como é que a civilização de Nazca conseguiu sobreviver numa zona árida e até manter uma intensa atividade agrícola na região. O satélite que captou as imagens foi também usado para analisar a humidade do solo e a vegetação. Os resultados provam que alguns puquios ainda funcionam como sistemas de irrigação, ainda que a um grau muito inferior às suas plenas capacidades.Os dados revelados mostram o quão evoluída era esta sociedade, já que a construção e manutenção deste tipo de sistema requer grandes conhecimentos geológicos e geográficos. As estruturas mostram também que a sociedade estava organizada hierarquicamente, já que quem controlava a distribuição de água, controlava a vida da população.

A civilização Nazca é a mais antiga da América do Sul e existiu entre 100 a.C. e 700 a.C. no sul do Peru. Habitaram essencialmente em redor da cidade Cahuachi, mas acabaram por construir cidades noutras áreas do país.

Esta é apontada como uma das mais importantes civilizações da América Latina juntamente com os Incas e os Aztecas.

Eram uma sociedade teocrática (governada pelo poder religioso) muito evoluída. Foram grandes matemáticos e arquitetos e entre os legados que deixaram estão objetos de cerâmica, ouro e tecidos de algodão. Mas aquilo porque são mais conhecidos são os geoglifos (as linhas de Nazca) e o seu reforçado sistema hidraulico

Fonte observador

Share Button

13 Comments

  1. “Great amazing things here. I am very satisfied to peer your article. Thank you so much and i am taking a look forward to contact you. Will you please drop me a e-mail?”

  2. I really liked your article.Thanks Again. Will read on…

  3. I think this is a real great article.Thanks Again.

  4. I value the blog.Much thanks again. Awesome.

  5. I really liked your post.Much thanks again. Will read on…

  6. Thanks a lot for the blog post.Really looking forward to read more. Want more.

  7. Appreciate you sharing, great blog article. Great.

  8. Enjoyed every bit of your blog post.Much thanks again. Will read on…

  9. Im thankful for the article post.Much thanks again. Great.

  10. Im obliged for the post.Really looking forward to read more. Cool.

  11. Very informative post.Much thanks again. Cool.

  12. “Say, you got a nice blog.Really looking forward to read more. Keep writing.”

  13. sQ0RYp Wow! This could be one particular of the most useful blogs We ave ever arrive across on this subject. Actually Fantastic. I am also a specialist in this topic so I can understand your effort.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.