O que fazer para garantir que o seu computador não é apanhado no ataque de hoje

Share Button

A Microsoft corrigiu o problema já em março

A resposta curta: manter o Windows atualizado

O ataque de ransomware que esta sexta-feira está a afetar várias empresas explora uma vulnerabilidade do Windows que a Microsoft já corrigiu numa atualização de março, pelo que qualquer computador que esteja com o sistema operativo devidamente atualizado estará protegido.

Para confirmar que têm o sistema atualizado, basta aos utilizadores particulares irem ao Windows Update / Atualizador do Windows e clicar em Check for updates / Procurar atualizações.

Caso o sistema detete que está desatualizado, ele automaticamente descarregará e instalará os ficheiros necessários.

Em alternativa, pode ligar-se a esta página e selecionar o seu sistema operativo, descarregando manualmente a atualização de segurança que resolve o problema.

Já nos ambientes empresariais, os utilizadores estão dependentes dos seus serviços de apoio informático. É aliás nestes cenários que o malware se tem espalhado, uma vez que por questões de compatibilidade com os seus próprios sistemas muitas empresas adiam as atualizações de segurança fornecidas pela Microsoft.

O “vírus” informático em causa, o Wannacry, tem a capacidade de bloquear os computadores infetados, exigindo os piratas o pagamento de uma quantia (normalmente, na moeda virtual bitcoin) para devolver o controlo da máquina.

Uma das suas características é propagar-se facilmente através das redes informáticas, independentemente da ação do utilizador.

Por isso, caso na sua empresa detete que o seu computador foi atingido – lhe surja no ecrã uma mensagem exigindo dinheiro, por exemplo – a primeira coisa que deve fazer é desligar a máquina da rede, desconectando o cabo ethernet.

Se tiver dúvidas sobre como fazê-lo, e tratando-se de um computador de secretária (sem bateria), mais vale então desligá-lo da corrente – puxando o cabo de alimentação, por exemplo.

De seguida, entre em contacto com o apoio informático da sua empresa.

via : http://www.dn.pt/portugal/interior/o-que-fazer-para-garantir-que-o-seu-computador-nao-e-apanhado-no-ataque-de-hoje-8471454.html

Share Button

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.