Portugal Telecom alvo de ataque informático

Share Button

A Portugal Telecom foi alvo de um ataque informático. A Telefónica espanhola também está a ser atacada por piratas informáticos. Também no Reino Unido há notícia de ataques ao sistema informático do Sistema Nacional de Saúde (NHS).

A Portugal Telecom alerta os clientes de que há um vírus perigoso a circular na Internet, pedindo que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio eletrónico.

Além da PT, poderá haver outras empresas portuguesas atingidas mas ainda não há confirmação oficial.

A Vodafone não foi alvo de ataque, como antes noticiado, confirmou a empresa à SIC.

Também a KPMG Portugal esclarece que “está a operar de forma normal, não tendo sofrido qualquer ataque informático durante o dia de hoje”, segundo um comunicado enviado às redações.

Sabe-se que já houve várias empresas que tomaram medidas preventivas, como no caso da EDP, que já deu ordens para serem cortados todos os acessos à Internet.

Trata-se de ataque “ransomware”, um vírus que bloqueia os computadores e pede um resgate em “bitcoins”, uma moeda eletrónica virtual.

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime, confirma os ataques e já está a investigar.

Ciberataques noutros países europeus

A multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica foi já hoje obrigada a desligar os computadores da sua sede central em Madrid, depois de detetar um vírus informático que bloqueou alguns equipamentos, segundo o jornal El País.

Os hospitais britânicos estão a sofrer um ciberataque “em larga escala”, avança a agência AP e o jornal The Guardian.

via :Sic

Share Button

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.